quinta-feira, 7 de abril de 2011

E, eis que surge a Lampâda... Uma História de Sucesso!


       E lá vamos nós!
  Thomas Alva Edison... (Thomazinho, para os mais íntimos!) Revolucionou o mundo da tecnologia, quebrou todos os moldes e paradigmas da incapacidade e da rejeição que lhes era imposto. Quem diria que o nosso "Gênio da lâmpada", era tão desprezado... pelo seu próprio professor, reverendo Engle; que dizia incansavelmente: "O garoto é confuso da cabeça, não consegue aprender." Thomas, se recusava a decorar as lições, como os outros colegas e além de tudo... ainda ouvia mal. No entanto, como se não bastasse, no ano de 1855, o professor Engle; ( único, da única sala de aula, da pequena cidade de Milan, no estado americano de Ohio, perto da fronteira com o Canadá.) "diagnosticou", após somente três meses em uma sala de aula, com 8 anos de idade... que Thomas, nunca mais iria voltar a frequentar um lugar de ensino.
     Mas como o amor de mãe sempre fala mais alto... Nancy, ex-professora e casada com um comerciante, Samuel Edison. Passou a educar seu caçula, de sete filhos( três mortos, Thomazinho era o mais novo de todos;) em casa. O menino se tornou um grande amante da literatura e não decepcionava a mãe de forma alguma! Lia romances de Shakespeare e Charles Dickens... gostava de ler livros de história, ciência e também de química, onde praticava todos os experimentos dos livros, em um pequeno laboratório em casa.
     Pois é... muito longa a história do nosso amiguinho! Depois de anos e mais anos incansáveis de estudos, já com um laboratório criado por sua própria capacidade; ( o primeiro não universitário de pesquisas industriais). E vários "pontinhos"(...), ocorridos na vida de Thomas... chegaram ao fio do algodão carbonizado e finalmente, no dia 21 de Outubro de 1879... eis que surge a lâmpada, que brilhou 45 horas seguidas. O que permitiu que ele produzisse e distribuísse energia elétrica a uma parte de Nova York em 1882. Também lhe rendeu 360 patentes, que certamente lhe ajudariam a ficar milionário. Além da nossa luminosa e de grande utilidade... a lâmpada elétrica, também criou o fonógrafo, o projetor de cinema e ainda aperfeiçoou o telefone. Faleceu em 1931, aos 84 anos, após 10 mil experiências e 1 milhão e meio de dólares. Curiosamente... no dia do seu enterro, todas as luzes dos Estados Unidos foram apagadas durante 1 minuto.
            Meus caros leitores... nosso amiguinho não era fraco não, como o reverendo Engle pensava!
 É uma história de sucesso... e assim como ele, você também é capaz. Até mais!